sábado, 10 de setembro de 2011

7º Dia - La Paz/BOL – Coroico/BOL – La Paz/BOL 227 Km.

Hoje é dia de conhecer o Estrada da Morte ou Caminho de Yungas.
Acordamos cedo e já saimos em busca de um posto de combustível. Logo após abastecermos fomos procurar um local para a troca de óleo achamos um local que vendia e nós mesmos trocamos o óleos das motos ali na rua mesmo sentados no meio fio.
Enquanto trocávamos o óleo das motos aparaceu um reporter chamado Marcelo de um canal de TV local e pediu para nos entrevistar, ele disse que ficou sabendo de nós por uma cantora que nos viu passeando pela cidade El Alto, o mais legal é que a entrevista foi ao ar ao vivo, o Marcelo disse que colocará a entrevista no YouTube com o nome de “Motos Brasil La Paz”, dá uma fuçada lá quem sabe lá está no site.
Depois que as motos já estavam abastecidas e com o óleo trocado saímos em direção a Yungas, logo que começamos a andar neste transito louco, ficamos atrás de um caminhãozinho carregado com cabeças de porcos, coisa horrenda e fedida. Passamos ao lado do centro de La Paz e seguimos a estrada.
Visual lindo e não demorou para começarmos a gelo nos pico das montanhas.
Eu e o Zé abrimos um pouco na frente e quando paramos para esperar os outros notei que a água que escorria das pedras estava congelada. Lindo visual, linda paisagem, vale cada minuto e cada centimetro.
Fomos parados em um posto de controle de narcóticos e o policial muito simpático nos perguntou para onde estavamos indo, e quando eu disse que estavamos indo para Coroico e Caminho de Yungas, ele disse “-Yungas muy peligroso, muy devagar”
Um pouco mais adiante paramos novamente, mas desta vez para começar a descida do trecho de terra da Carretera de la Muerte. Neste ponto o Carioca e o Zé Glauco resolveram descer pelo asfalto, pois a moto do Zé Glauco deu um pequeno problema.
O Caminho de Yungas nada mais é que uma estradinha de terra no meio da cordilheira, que mal passa um carro, não dá para imaginar como era isso antigamente quando por ali passavam caminhões, carros, ônibus e muitas vezes ao mesmo tempo em sentidos opostos. Descemos bem devagar, curtindo bastante e tirando muitas fotos, no caminhos encontramos com muitos biker’s descendo a estrada de bicicleta. Uma aventura muito bacana.
A decida começou com muita neblina, mas depois o céu abriu e tudo ficou mais bonito. No começo da estrada estavamos a uns 3670 mnm e no final a pouco mais de 800 mnm, uma diferença incrível, só que para se chegar na entrada da estrada cruzamos o recorde altitude no nossa viagem até agora 4670 mnm, as motos reclamaram um pouco mas tirando a mão do acelerador a moto vai bem, o negócio é curtir o visual.
No final da descida já é possível ver o acesso para Coroico, e também tem uma pequena subida até a cidade onde logo na entrada há um posto de combustivel, que aqui chamam de “Surtidor”ou “Estacion de Servicio”, lá encontramos com o Zé Glauco e o Robson.
Depois de uma verificada na moto do Zé Glauco nos preparamos para a volta, ou seja, toca subir tudo novamente para voltar a La Paz, mas agora por asfalto. Logo que pegamos a rodovia principal, nos deparamos com um bloqueio de uma obra e alguma máquina estava mexendo lá em cima e muita, mas muitas pedra mesmo rolavam pra baixo caindo na estrada.
Depois disso subimos zigue-zagueando cordilheira acima.
O tempo começou a fechar e logo veio a chuva e o frio, paramos para colocar as roupas de chuva e estrada novamente, estava muito frio, muita neblina e chuva portando não se tem fotos da volta de Coroico.
Já a 4000 e pouco metros altitude tinha um desvio na estrada nos obrigando a irmos pela terra por causa de obras, mas as subidas eram muito ingremes e as DR’s tiverem muita dificuldade de vencer as rampas, ainda bem que neste ponto já não chovia mais, o Guto precisou para para retirar o filtro de ar e eu abri um pouco mais o ar e minha DR subiu muito bem. Mas quando estavamos quase saindo do trecho de terra o Robson comprou um terreninho, foi desviar de uma Van de passeio que descia em sentido contrário, neste trecho haviam muitas pedras grandes, logo depois que passou o Robson tentou desviar e acabou caindo, quase que parado, mas nada grave, o Ferro estava próximo e o ajudou a levantar a sua DR. O grupo desgarrou neste momento.
Fomos nos encontrar novamente logo após um pedágio, ainda bem que moto não paga aqui, seguimo rumo a La Paz , paramos para abastecer e descobrimos que em La Paz não abastecem estrangeiros.
Sid, respondendo sua pergunta, não é só para Brasileiro que eles não vendem combustível, eles não vendem para nenhum estrangeiro, coisa de louco. Como é que dá para se fazer turismo em um pais onde a todo momento se é explorado. Bolivia tem suas beleza mas para serem vistas apenas uma vez, aquinão volto mais. Hahahahaha
No momento estamos no mesmo hotel da noite anterior, bom, bonito e barato.
Agora irei tomar um banho e depois comerei uma Haburguesa acompanhado de uma Paceña.
Daqui a pouco posto o dia de hoje, ainda estou digitando. Abraços.

Troca de óleo no estilo Bolivia...
... tudo feito no meio da rua.
Robson Carioca sendo entrevistado.
Um buraco chamado La Paz
Eu e La Paz ao fundo
Visual de La Paz
Indo para Yungas
Cordilheira aquilo branco nas rochas e esquerda é gelo.
Frio, muito frio...
Mais gelo
Amigo Ferro
Entrada de Yungas
Monumento logo no inicio de Yungas
Só 3 desceram a Estrada da Morte
Neblina e uma maluca de bike
Mais uma bike lá embaixo.
XT 660 no Yungas
Região muito linda
Eu e Ferro, amigo irmão
Olha o buraco.
Se passar reto já era...
Yungas
Paredão de um lado e precipício de outro.
Estrada de morte
Impossível acreditar que aqui passaram ônibus e caminhões.
Mais Yungas
Posto em Coroico
Coroico ao fundo
Ferro e Cordilheira ao fundo.
Caminho de volta, asfaltado.
Zona do desmoronamento.
Comércio no pedágio.
Visual

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

6º Dia Caracollo/BOL a La Paz/BOL – 202 Km.

Hoje pela manhã quando levantei estamo muito frio mesmo, quando saí para ver as motos o termmetro de minha DR marcava -0,3 graus, a primeira negativa da viagem, a noite com certeza a temperatura deve ter baixado bem mais pois tinha o tambor com água e o mesmo formou uma camada de gelo por cima.
Colocacos as motos no sol e fomos consertar os estragos da moto do Robson devido ao acidente, adaptamos um botão de partida que também se quebrou no tombo, arrumamos a seta e compramos outro retrovisor.
Dei uma boa relugada na carburação. Agora vamos ver como a DR dele se sairá.
A distância percorrida hoje é pequena pois pretendo ficar em La Paz para amanhã conhecer o Caminho de Yungas.
Tomamo o café da manhã e saimos de Caracollo hoje por volta de 10:30 horário local, rodamos o dia todo no altiplano Boliviano e quase sempre acima de 4000 mnm.
A paisagem por aqui é tudo desertica as vezes tem um vilarejo, a estrada é muito boa e temperatura hoje estava bem agradavel em torno de 18 graus.
Em um desses vilarejos estava tendo um protesto e fecharam a rodovia com pedras paramos um pouco antes do bloqueio o Guto olhou para o lado direito e ja foi entrando com a moto atravessamos o vilarejo e seguimos por terra até sairmos na estrada novamente bem a frente do bloqueio, aí foi só tocar com calma até La Paz, já que as motos insistem em não passar de 110 km/h
Chegamos a La Paz as 15:30 mais ou menos, paramos no primeiro hotel que vimos pois ficar rodando de moto aqui não dá não, o transito daqui é uma loucura.
Aqui onde estamos em El Alto próximo a La Paz a altitude é de 4075 mnm, e não estou sentido quase nada os efeitos da altitude a não ser quando subo as escadas correndo ou atravesso alguma avenida correndo, forá isso está tudo tranquilo.
O visual da janela do hotel é maravilhosa com montanhas de picos nevados ao fundo da cidade.



Friozinho
Olha o gelo.
Friozinho bom.. Este gelo se formo na agua do tambor.
Conserto na DR do carioca
Chá de coca...
Refeito do alojamento da dona Dilma. Ela ficou toda feliz que Dilma também é o nome de nossa presidenta.
Taller (oficina)
Alojamento
Olha nossa quarto.. hahhaha 5 homens junto dá nisso.
Muito frio a noite... Mas vale cada minuto.
Parada para regular a moto novamente.
Zé Glauco no casebre.
Primeiros picos nevados.
Muito bonita a paisagem daqui,.
Vista da janela de meu quarto no hotel
Outra vista de outra janela
Avenida em frente ao hotel, transito louco