segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Documentação, Papelada, Burocracia.....

Muitos estão me perguntando o que preciso em relação a documentação para se fazer uma viagem como a que irei realizar. Pois bem...
Minha viagem passará por Bolívia, Peru, Chile e Argentina.
Para cada país é uma exigência diferente e as vezes as informações que nos chegam são um pouco equivocadas. Mas, tentarei explicar um pouco.

Documentos pessoais.

Apesar de todos os países que passarei pertencerem ao Mercosul e não ser obrigatório a apresentação do passaporte, optei por levar o mesmo, pois além de agilizar os tramites nas aduanas, acredito eu, que é um documento com muito mais informações do que simplesmente o RG que é um documento obrigatório para uma viagem como essa, atualizado é claro.
Um item obrigatório para essa viagem é a Carteira de Vacinação Internacional com o registro da vacina de Febre Amarela. A mesma pode ser tomada em qualquer posto de saúde mas a Carteira Internacional só em algum posto da ANVISA, que no meu caso o mais próximo é o do aeroporto de Viracopos.

Habilitação Internacional. Muitas dúvidas ainda existem sobre este documento, alguns dizem ser obrigatório, no entanto outros dizem que já foram parados e nada foi solicitado. Na dúvida resolvi levar. Mas o DETRAN está me pregando uma peça, pois segundo o site me informaram que em 7 dias úteis receberia em minha casa, hoje dia 01/08/11 já fazem 15 dias e nada... Estou aguardando para ver o final de mais essa “novela”.
Documentação da Moto.

Viajando de moto, você pode se enquadrar nas três situações abaixo:

1- Moto quitada no seu nome;
2- Moto de terceiro (quitada ou financiada);
3- Moto alienada (financiada).

Para as três situações a Carta Verde é obrigatória. Ela é um seguro contra acidente com terceiros que é válido nos países do Mercosul (Chile, Argentina e Paraguai) Bolívia e Peru não há cobertura.
Este seguro estou contratando junto a Magna Seguros U$ 54,22 (dólares) para 15 dias de cobertura, dias em que ficarei no Chile e Argentina.

Na situação de moto alienada, financiada por bancos, com posse desta Carta Verde, você deve entrar em contato com o banco financiador e solicitar uma Autorização para circular com a moto por países estrangeiros.

Moto em nome de terceiros. Seja no nome do seu pai, esposa ou da empresa, neste caso será preciso uma declaração do proprietário autorizando você a circular com a moto pelos países X, Y, Z... essa declaração deve ter firma reconhecida, e a ela somada cópias autenticadas. Em posse delas, ai sim deve-se ir nos consulados pegar a chancela que valida tal documento.

No Peru está correndo um boato que não é aceito a Carta Verde e em seu lugar foi instituído o SOAT em janeiro de 2011. Esse seguro contra acidente de terceiros pode ser tirado na Aduana Peruana. Porém 2 amigos acabaram de passar por lá e nada foi solicitado.

Espero ter esclarecido a dúvido de alguns e ajudado a outro.
Qualquer dúvida estou aqui para "tentar" esclarecer.
Abraços.