terça-feira, 19 de julho de 2011

Mistura Ar/Combustível X Ar Rarefeito


Como eu havia comentado anteriormente instalei em minha moto um sensor de queima de combustível. O que será isso???
Como podem ver na foto abaixo, foi soldado no escapamento uma rosca onde está fixado uma sonda Lambda. A sonda é comum, de carro mesmo, no meu caso estou utilizando uma sonda de GOL.
E no painel instalei um Hallmeter que interpreta o sinal da sonda e me indica em uma escala de LED´s se a mistura de combustível que a moto está queimando está rica, ideal ou pobre.




A mistura rica é quando falta ar e sobra combustível na câmara de combustão, o que leva ao resfriamento da mesma. O combustível não é totalmente queimado havendo perda de rendimento do motor, ao consumo de combustível e aumento de poluição.
Já a queima pobre é a falta de combustível e o excesso de ar, o que pode ocasionar uma pré ignição e até mesmo a quebra do motor pois o combustível que é queimado também tem a função de refrigerar a câmara de combustão. Na falta desde combustível pode haver até derretimento do pistão pela fagulha da ignição.
Como em minha viagem atingirei altitudes de quase 5.000 metros de altitudes acima do nível do mar, o ar é muito rarefeito e com certeza a mistura do combustível ficará rica. O Hallmeter servirá para me informar sobre as condições da relação ar/combustível e havendo necessidade terei que intervir no carburador restringindo combustível e abrindo a passagem de ar.
Só um comparativo para algumas pessoas que me questionaram 5 mil metros acima do nível do mar é a altitude em muitos aviões aqui em nossa região operam.



Tabela copiada de um site na internet.
Para se ter uma idéia do como isso afeta o motor da moto, a 4.500 metros, teremos uma pressão Barométrica de 429 mm, contra 760 mm a nível do mar, isto representa uma quantidade 43,5 % menor de oxigênio para combustão no motor e correspondente redução de potência, um motor aspirado a gasolina com 54 CV no caso de minha moto, a nível do mar, deverá ter apenas 30,5 CV nestas altitudes.
Lembrando que isso só acontece com veículos carburados, pois os veículos com injeção eletrônica essa regulagem é feita automaticamente.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Ja está quase pronta.

Olá pessoal, neste final de semana me dediquei bastante a DR e terminei de monta-la.
Agora só faltam as malas laterais e pronto, é cair na estrada.
Foi revisada toda a parte elétrica e mecânica e instalados alguns itens como sensor de queima de combustível, que comentarei no próximo post, e também o GPS, que foi instalado corretamente com um relé para evitar a queima do mesmo por sobre-carga.
Instalei também um termômetro digital para saber que temperaturas estarei enfrentando.
Abaixo segue umas fotos da motoca já montada e funcionando.